E não é só isso.
Para os esportistas de final de semana, tomar um copo antes e outro após treinar ajuda bastante nos resultados alcançados com o exercício.
E não sou quem estou dizendo. A informação veio a público graças a uma recente pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, que entrevistou brasileiros de diversos estados e em faixas etárias diferentes. Entre os pesquisados haviam desde triatletas, até senhores e senhoras mais sedentários.
De acordo com a nutricionista Mariana Corrêa Gonçalves, o suco de uva natural melhora a capacidade antioxidante – propriedade que garante retardar o envelhecimento das células – a circulação e reduz o cansaço após o treino.
Para quem faz parte do grupo que não gosta muito de atividades físicas, o Centro Universitário Metodista de Porto Alegre também trouxe boas notícias.
“Os idosos que tomaram suco de uva durante 30 dias reduziram peso, reduziram circunferência abdominal, reduziram o índice de massa corporal, o IMC, reduziram colesterol total e reduziram o colesterol ruim. E importante: não alteraram os níveis de glicose e nem os de triglicerídeos”, diz a biomédica Caroline Dani.
Também segundo a pesquisa, não foi necessária uma dieta reguladora. Bastou apenas a inclusão no cardápio de dois copos de suco de uva natural, durante 30 dias.
“Eu melhorei em todos os aspectos. Triglicerídeos, colesterol, todos ficaram melhores. Eu perdi 4 quilos e não mudei nada na minha alimentação”, conta a voluntária Dalva Inês.
Claro, vale lembrar, os voluntários afirmaram terem mantido os hábitos normais, que já incluíam atividades físicas moderadas e com intuito apenas de manutenção da saúde – não eram esportistas.
Por este motivo, vale o alerta: Tomar o suco de uva natural não vale como desculpas para deixar de fazer exercícios ou procurar uma alimentação mais saudável. Ele é um poderoso aliado mas sozinho não trará o resultado esperado.
Nada de contar com milagres, combinado?
O suco de uva, quando natural e de preferência o mais orgânico possível, aumenta o metabolismo, trabalhando mais eficientemente na redução e absorção de gordura.
Ainda segundo a biomédica Caroline Dani, ele também diminui os níveis de colesterol e estimula a sensação de saciedade. Ou seja, a plena satisfação do apetite.
É o mesmo que dizer que o suco de uva ajuda a sentir menos vontade de comer, auxiliando a reduzir o consumo de alimentos em cada refeição. Sem cometer aqueles excessos que sempre causam uma enorme sensação de culpa depois.
Os mesmos estudos indicam que o suco de uva também ajuda na capacidade de memorização.
“Temos estudos demonstrando por ressonância magnética, por exemplo, que 30 dias de ingestão de suco de uva melhoram a ativação cerebral em diferentes regiões do cérebro, melhorando, assim, a memória desses indivíduos que participaram das amostragens. Os polifenóis protegem o sistema nervoso central dos danos provocados pelos radicais livres. Parte da perda de memória está vinculada a essa questão dos radicais livres”, diz a biomédica Caroline Dani.
Apostando nessa proposta, Bento Gonçalves saiu na frente. A nutricionista Renata Geremia lembra que desde 2005 o município da serra gaúcha tornou lei o suco de uva obrigatório no mínimo uma vez por semana na merenda escolar.
É importante lembrar que para obter esses resultados é preciso que o suco seja natural e de preferência 100% orgânico. Na Monte Santo, tomamos todos os cuidados para garantir isso.
Qual a diferença?
Bem, o processo de fabricação do suco de uva não é sempre o mesmo de marca para marca.
Como seguimos um processo muito semelhante ao da fabricação de vinhos, artesanal e com tiragem limitada, é possível confirmar os altíssimos níveis de qualidade somente encontrados em produtos importados, assim como garantir que nossos sucos são totalmente orgânicos.
A Monte Santo, partindo do princípio de que a saúde é o bem mais precioso que temos, controla todos os processos de fabricação de seus sucos, desde o plantio das uvas até a distribuição de seus sucos.
O grande diferencial na garantia do produto 100% orgânico está em um ponto: com tiragem limitada, os sucos são produzidos somente com as uvas pertencentes aos vinhedos Monte Santo e para as quais existe a rigorosa observância da não aplicação de qualquer tipo de agrotóxico.
Sem agrotóxicos, sem conservantes artificiais ou de origem animal, com controle rígido de higienização de máquinas e equipamentos para evitar a fermentação, os Sucos Monte Santo se tornam a opção perfeita na escolha de um suco de uva orgânico para inserção em seu cardápio.
Ter saúde, boa memória e uma vida mais alegre nunca foi tão delicioso!
Fonte: Globo.com